PARTICIPE DESSE GRUPO...MATURIDADE INTELIGENTE É AQUI

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

QUEM QUISER SER MEU (INHA) AMIGO (A),QUE ME DÊ A MÃO...

 
Quem dera estivesse juntinho do Joao Cabral (autor de tantos escritos,dentre um dos mais conhecidos "Morte e vida severina").
vou narrar aqui um pouco desse Ilustre e Grande homem,que marcou um lado da Historia do nosso Estado Pernambuco:
João Cabral de Melo Neto nasceu na cidade de Recife - PE, no dia 09 de janeiro de 1920, na rua da Jaqueira (depois Leonardo Cavalcanti), segundo filho de Luiz Antônio Cabral de Melo e de Carmem Carneiro-Leão Cabral de Melo. Primo, pelo lado paterno, de Manuel Bandeira e, pelo lado materno, de Gilberto Freyre. Passa a infância em engenhos de açúcar. Primeiro no Poço do Aleixo, em São Lourenço da Mata, e depois nos engenhos Pacoval e Dois Irmãos, no município de Moreno.
Em 1940 viaja com a família para o Rio de Janeiro, onde conhece Murilo Mendes. Esse o apresenta a Carlos Drummond de Andrade e ao círculo de intelectuais que se reunia no consultório de Jorge de Lima. No ano seguinte, participa do Congresso de Poesia do Recife, ocasião em que apresenta suas Considerações sobre o poeta dormindo.

1942 marca a publicação de seu primeiro livro, Pedra do Sono. Em novembro viaja, por terra, para o Rio de Janeiro.  Convocado para servir à  Força Expedicionária Brasileira (FEB), é dispensado por motivo de saúde. Mas permanece no Rio, sendo aprovado em concurso e nomeado Assistente de Seleção do DASP (Departamento de Administração do Serviço Público). Freqüenta, então, os intelectuais que se reuniam no Café Amarelinho e Café Vermelhinho, no Centro do Rio de Janeiro. Publica Os três mal-amados na Revista do Brasil.
Faz concurso para a carreira diplomática, para a qual é nomeado em dezembro. Começa a trabalhar em 1946, no Departamento Cultural do Itamaraty, depois no Departamento Político e, posteriormente, na comissão de Organismos Internacionais. Em fevereiro, casa-se com Stella Maria Barbosa de Oliveira, no Rio de Janeiro. Em dezembro, nasce seu primeiro filho, Rodrigo.
É removido, em 1947, para o Consulado Geral em Barcelona, como vice-cônsul. Adquire uma pequena tipografia artesanal, com a qual publica livros de poetas brasileiros e espanhóis. Nessa prensa manual imprime Psicologia da composição. Nos dois anos seguintes ganha dois filhos: Inês e Luiz, respectivamente. Residindo na Catalunha, escreve seu ensaio sobre Joan Miró, cujo estúdio freqüenta. Miró faz publicar o ensaio com texto em português, com suas primeiras gravuras em madeira."
A BIGRAFIA desse eminente pernambucano,em muito nos honra!Foram tantos "premios" que recebeu!Tantos cargos importantes que exerceu!Era acometido de uma terrivel dor de cabeça,ao qual teve o diagnostico de que tinha uma doença degenerativa,incuravel,que o faria perder a visao!Foi ele um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos - o poeta da razão - que jamais esqueceu, mesmo nos 40 anos de vida diplomática, as suas raízes pernambucanas. O homem que soube desenhar em versos cálidos a saga do retirante nordestino, quando ainda não havia passado dos 35 anos de idade.
Escolhi-o para dar abertura no meu blog em 2012,pq,em muito,orgulho-me de ser Pernambucana,de ver o qto nosso Estado contribuiu na cultura desse pais chamado Brasil.
Como dizia acima,quisera estar de "maos dadas" com ele naquele banco da praça,mas,fiquei juntinho,rsrsrsrsrsr...
E,inicío colocando aqui uma das tantas poesias de minha amada mae que encontra-se na pátria-mae há 8 anos.
 CANTO DA LIBERDADE...
É isso aí!!!! Somos LIVRES !!!
Livres para AMAR...VOAR...PERDOAR...CAMINHAR...DECIDIR...TER AS RÉDEAS NAS MAOS...entao,"quem quiser ser meu amigo,que me dê as mãos..." pq o tempo está fugindo rapidinho,qdo se observar,já terá passado!
E amigos,lutam,amam,fazem,executam,idealizam JUNTOS!!!
Sejamos como os pássaros que voejam pelo belo ceu cor de anil...seguindo felizes sem destino,aquilo que nossa mãe natureza doou-lhes..." A LIBERDADE" !!!
Aqueles que desejarem segurar minha mão,tenha a certeza de que jamais deixarei soltar!
AMIGOS,JOIAS RARAS,PEDRAS PRECIOSAS,guardadas bem dentro de nossos coraçoes...é assim que vejo cada um de vcs.
FELICIDADE...FELICIDADE...ALEGRIA...AMOR...LIBERDADE...mas,com Deus nas nossas consciencias,nos levando à plenitude e realizaçoes dos ensinamentos transmitidos há mais de 2.000 anos atras,pelo nosso irmao e mestre Jesus. 
abraços,
dicinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário